

Tiago Pinheiro e Mariana Costa
Erasmus em Philadelphia
Em algum momento nas nossas vidas, todos nós já pensámos ou até dissemos que gostaríamos de um dia visitar os Estados Unidos, muito por aquilo que é influência dos media, filmes e séries que vemos, desporto e todo o conteúdo americano que acaba por entrar nas nossas casas. Por isso, ter a possibilidade de escolher um destino de sonho como os Estados Unidos enquanto casa durante quatro meses conciliando a realização de mais um semestre académico é sem dúvida uma experiência que reúne o melhor de dois mundos.
Ao longo do percurso académico é sempre feita a referência de que deveríamos ter algum tipo de experiência internacional, por ser algo valioso para o nosso currículo e que é visto com bons olhos pelos empregadores atualmente. Claro que tudo isso é verdade, no entanto, uma experiência como esta vai muito para além disso, sendo um desafio que nos permite enriquecer e desenvolver enquanto pessoa.


Dentro das várias opções que nos são disponibilizadas para estudar no estrangeiro, temos o regime da mobilidade internacional, que é equivalente ao mais comum e conhecido, programa ERASMUS, no entanto engloba os países fora do continente europeu com os quais a nossa universidade tem parcerias e entre os quais se encontra a Chestnut Hill College, em Philadelphia, nos Estados Unidos da América.
Sendo este um destino fora da Europa, é sempre importante lembrar que envolve todo um processo burocrático mais longo do que aquele para quem viaja para destinos europeus, pelo que aconselhamos a que se comece a tratar deste processo atempadamente.
No que toca a experiência que estamos a ter, tal como é habitual neste país, estamos a viver nos dormitórios do campus da faculdade, o que nos possibilita experienciar a vida académica em pleno e facilita também o processo de adaptação e a criação de novas amizades. Para além disso, o método de ensino americano é diferente daquele a que estamos habituados na Europa, sendo menos exigente e com menos carga horária. Tudo isto, torna possível viver aqui momentos únicos desde os jogos de NBA, NFL (futebol americano), baseball e hóquei no gelo das várias equipas da cidade, às famosas “house parties” e festividades como o Halloween e o Thanksgiving.
O facto de estarmos numa cidade como a de Philadelphia, que fica extremamente bem localizada na costa este do país, permite com facilidade viajar e visitar vários destinos e grandes cidades americanas como Nova York e Washington, D.C.



Apesar das normais dificuldades associadas, esta experiência traz consigo tantos pontos positivos que é impossível não recomendar, nomeadamente o facto de ser uma oportunidade para evoluir o inglês, ficar com uma mente mais aberta, sair da nossa zona de conforto e divertir e crescer enquanto se vivem novas experiências e aventuras com as várias pessoas de todos os cantos do mundo que estão na mesma situação.
Esta está a ser sem dúvida uma experiencia inesquecível, mas acima de tudo, a nossa mensagem é que independentemente do destino que escolhas, não hesites em embarcar numa aventura destas pois é algo a não perder!