Gonçalo Gaia

Open do Norte

calendario.png

25 Março 2021

cartaz open.jpeg

F

undada em 2013, na Escola Superior de Biotecnologia, a Sociedade de Debates Católica Porto é uma organiza-

zação estudantil com um grande objetivo: a promoção do debate, promoção esta que se materializa em diferentes vertentes. Através dos debates semanais, realizados de acordo com as regras de debate do modelo British Parliamentary, a SdDCP incentiva o debate saudável de ideias e posições sobre os mais variados temas, desde assuntos da atualidade das mais variadas áreas, a temas mais abstratos, relacionados com a conduta humana e os valores que a guiam. Desta forma, os participantes têm a oportunidade de expandir os seus conhecimentos sobre diferentes temáticas, ao mesmo tempo que estão a desenvolver a sua capacidade argumentativa e  

pensamento crítico. Para além disso, a SdDCP também organiza formações e conferências que possam aprimorar essas mesmas competências, desde Public Speaking a Construção de Argumentos. Para além das qualidades mencionadas poderem ser utilizadas no dia-a-dia dos estudantes, também podem ser aplicadas nos torneios de debate competitivo universitário, organizados por todo o país, inclusive o Open da Católica. Contudo, este ano letivo será diferente.

Nos próximos dias 26, 27 e 28 de março, irá realizar-se o primeiro Open do Norte, em formato digital. Este torneio será organizado pelas quatro sociedades de debates do Norte do país, incluindo a SdDCP. Por força do atual contexto pandémico, a SdDCP viu-se obrigada a adaptar o seu modus operandi, uma vez que quase toda a sua atividade decorria presencialmente. Um obstáculo que se revelou desafiante, mas ao qual a Sociedade de Debates conseguiu corresponder, possibilitando aos estudantes, através da plataforma Discord, um espaço onde pudessem continuar a participar nos debates semanais. Apesar de tudo, isto afastou a possibilidade da realização de torneios presenciais, ficando afastada a importante vertente de convívio e fraternização dos participantes, oriundos dos vários cantos do país, e que tanto motivava a aderência a estas competições. Nesse sentido, as sociedades do Norte decidiram que uma iniciativa conjunta, através de um torneio de debate online organizado pelas mesmas, seria a melhor forma de combater este obstáculo, com os resultados a mostrarem-se bastante positivos, uma vez que o número de inscritos suplantou as expetativas da organização, numa prova de vitalidade do debate competitivo universitário.

Apesar dos desafios que os tempos atuais colocaram, a SdDCP soube encontrar uma alternativa viável para poder continuar as suas atividades, demonstrando que, mesmo no cenário mais adverso, haverá sempre espaço para o debate.

logo sddcp.jpg

Artigo da autoria de Gonçalo Gaia, 

Presidente da SdDCP e aluno de Mestrado em Direito Fiscal na UCP Porto

Torna-te Associado