3 artistas que tens de conhecer se gostas de Frida Kahlo

calendario.png

25 Fevereiro 2021

1.jpeg

Frida Kahlo

Autorretrato na fronteira entre o México e os EUA, 1932

Philadelphia Museum of Art

Eu.jpg
Sugestão de: 
Rita Guimarães

omo primeira sugestão cultural de 2021, a equipa da Critério optou por fazer uma seleção de alguns artistas, vários dos quais recentes neste mundo mirabolante que é a arte, que têm vin-

C

do a demonstrar, nas suas obras, semelhanças com Frida Kahlo, a artista mexicana aclamada pelos autorretratos surrealistas e pelas exuberantes representações da vida animal.

Maria Fragoso

Nascida em 1995, na Cidade do México, onde ainda reside e trabalha.

Maria Fragoso.png

Maria Fragoso

De nuestro jardin de frutas falsas, 2018

1969 Gallery

Maria Fragoso

Reflejo, 2019

Mana Contemporary

Uma das recentes caras da revista Forbes na categoria “30 under 30” relativa a “Art & Style”: Maria Fragoso, de 25 anos, tem vindo a tornar-se conceituada no mundo da arte. Nasceu na Cidade do México e mudou-se posteriormente para Baltimore, onde estudou na Maryland Institute College of Art.

As suas obras são conhecidas pela forte influência do surrealismo mexicano, constituindo as mesmas a expressão da cultura da artista, presente em cada traço por ela elaborado. Contudo, as cores vivas que lhe são também características, deixam vislumbrar ainda fugazes abordagens de questões como a identidade de género, espelhadas em telas um tanto ou quanto voyeuristas.

No ano de 2020, as suas obras foram expostas em inúmeras galerias, entre as quais a 1969 Gallery, em Nova Iorque e a Mana Contemporary, em Nova Jersey.

Rodel Tapaya

Nascido em 1980, Montalban, nas Filipinas. 

Rodel Tapaya.png

Rodel Tapaya

Rivers of the Soul, 2017

Tang Contemporary Art

Rodel Tapaya

Guardian Spirit, 2019

A3 Arndt Art Agency

Rodel Tapaya concluiu os seus estudos na Faculdade de Belas Artes da Universidade das Filipinas, tendo sido galardoado, em 2001, com o Grande Prémio do Nokia Art Awards, o que lhe permitiu dar continuidade à sua carreira académica na Parsons School of Design em Nova Iorque e, posteriormente, na Universidade de Helsínquia.  

À semelhança de Maria Fragoso, também a cultura de Tapaya tem um papel preponderante nas suas obras, baseadas nos mitos da sua terra natal, que dilui com fragmentos da realidade que o envolve no presente. O resultado é aquele que podemos observar: uma narrati-

"De certa forma, percebo que as histórias antigas não são apenas metáforas. Posso encontrar conexões com o tempo contemporâneo.”

va poética de um mundo que não nos é estranho, com um vislumbre de algo que já passou.“De certa forma, percebo que as histórias antigas não são apenas metáforas. Posso encontrar conexões com o tempo contemporâneo”, afirmou o artista numa entrevista que concedeu, em 2017, à National Gallery of Australia.  

Embora a cultura filipina seja uma das principais características da sua pintura, a influência mexicana e de pintores surrealistas como Diego Rivera ou mesmo Frida Kahlo são, também, evidentes.

Ramon Alejandro

Nascido em 1943, em Havana, Cuba, vive e trabalha agora em Miami.

Ramon Alejandro.png

Ramon Alejandro

Anime Mundo, 2017

MLA Gallery

Ramon Alejandro

Adivananza #6, 2020

MLA Gallery

Descendente de uma família de artistas, José Ramon Díaz Alejandro, mais conhecido como Ramon Alejandro, cresceu rodeado pelas obras dos seus bisavô, avô e tio, cujas paredes de exposição eram as mesmas onde o jovem artista vivia, tanto em Havana, como na Argentina, para onde cedo foi enviado, em virtude da turbulência que marcava, à data, a política cubana.

Alexandro demonstra uma clara paixão pela pintura de natureza morta com um toque de surrealismo, que distingue as suas obras das demais, conquanto estas denotem um espírito semelhante às de Frida Kahlo, a meu ver, menos icónicas do que aquelas que o artista nos apresenta (não sendo a autora mais experiente neste tipo de matérias, aceitarei de bom grado as críticas que os mais entendidos acharem por bem apontar). O resultado é uma mistura de paisagens etéreas e frutas tropicais que acredito podermos considerar única. 

bookmark.png
JC.png
Torna-te Associado